Este blog tem como criadores Thiago Almeida, Marcos Lazaro e Gilberto Teles discentes do curso de Licenciatura plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB CAMPUS IV Jacobina - Ba.Apresenta como objetivos relatar e expor idéias a partir das experiências vividas ao longo da prática do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia I.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
Marcos Lazaro Souza

Apresentação

Este Relatório versa sobre as minhas atividades de estágio realizadas no colégio Estadual Frei José da Encarnação ocorrida no período de 11 de maio a 17 de julho de 2010, constituindo as atividades concedentes á disciplina Estágio Supervisionado III, sob orientação do professor Edvaldo Hilário, da Universidade do Estado da Bahia - Campos IV – Jacobina.
O Estagio regencial teve como publico alvo a turma de sétima série do ensino fundamental, turma C, turno matutino, com o objetivo principal observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confronta-las com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.
Adjacente aos conteúdos propostos pela professora Regente, Noemia Carvalho, elucidamos em nossa prática de estágio a temática central “Continente Americano” Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

Relatório das aulas

O primeiro encontro realizado no dia 11 de maio, procurei a principio descontrair a turma promovendo uma dinâmica de apresentação denominada “Apresentando o Colega”. O resultado foi bastante positivo, haja visto que, o intuto de superar obstaculos como desconfiança, receptividade foram alcançados. Outro aspecto trabalhado nesse primeiro encontro se refere à percepção dos alunos acerca da Geografia. Percebi que a maioria tinham afinidade com a disciplina, no entanto, vislumbravam exclusivamente uma Geografia que estudava os aspectos físicos do planeta terra. Nesse sentido, procurei demonstrar que a geografia além de estudar os aspestos físicos, tem como foco principal enterder a relação sociedade-naturaza, perceber que/e como os homens modificam os espaços que habitam conforme as relaçoes que estabelecem entre si. Encerei o primeiro encontro apresentando aos alunos os conteudos que seriam trabalhados na II unidade.
Nos encontros realizados nos dias 12 e 13, iniciei as atividades com a turma discutindo os conteudos “Povos Pré-colombianos e Invação Europeia”. Procurei a principio perceber o conhecimento prévio dos mesmos acerca dessa tematica. Com a percepção de que não tinham muito esclerecimento acerca desses conteudos, procurei elucidar para os alunos a ligação entre esses acontecimentos e a grande disparidade existente hoje no continente americano. As discussões foram surgindo podendo ser descritas como bastante produtivas e enriquecedoras, uma vez que a participação e comentários foram constantes.
Nos encontros realizados na semana seguinte, percebi logo que o interesse e a interação estavam bastante intensos. Os alunos se ofereciam para ajudar a buscar livros e outros matérias que fossem ou seriam utilizados na aula, além da participação cada vez mais calorosa por parte dos mesmos. Com o intuito de melhor compreender os conteúdos relacionados aos povos pré-colombianos, levei para sala de aula varias revistas e livros com figuras relacionadas ao tema, onde propus à turma a elaboração de uma atividade em grupo. Cada grupo ficou responsável por destacar aspectos culturais de uma civilização pré-colombiana. O resultado foi bastante positivo, haja visto, que os trabalhos em sua grande maioria atenderam a demanda solicitada.
Nos encontros realizados entre os dias 25 e 27, o tema abordado foi “América latina e a América Anglo-saxônica”. Com o intuito de situá-los acerca da localização regional entre essas duas Américas, trabalhamos os aspectos culturais destacando a questão lingüística, bem como aspectos históricos e socioeconômicos, como processo de colonização. Por se tratar de uma turma de sétima série do ensino fundamental, procurei adotar uma metodologia adequada ao grau de compreensão dos alunos, levando charges e imagens que ofereceram suporte para o entendimento dos conteúdos trabalhados. Ao realizar uma atividade em sala de aula intitulada “Dinâmica do Autódromo”, pude constatar que os alunos tinham absorvido bem os conteúdos, pois obtiveram bons resultados.
Nas aulas que se sucederam após o recesso dos festejos juninos, realizadas entre os dias 06 e 08 de julho, abordamos os temas “ Fatores Externos e Internos do Subdesenvolvimento”. Nesse sentido procurei elucidar que o continente americano é marcado pela destinção entre duas grandes realidades, a América Anglo-Saxônica e a America latina e que tal disparidade deve ser entendida não como uma mera fatalidade, e sim como resultado de um processo histórico-geográfico, resultante das relações estabelecidas entre os países e suas classes sociais ao longo da história. Outro aspecto que procurei tratar com muita enfase se refere a generalização de conceitos como subdesenvolvimento, ou seja, a otíca que acaba por incluir sob a mesma classificação países com graus diferenciados de subdesenvolvimento, considerando todos os países subdesenvolvidos iguais quanto ao grau de desenvolvimento econômico e social. Desenvolver nos alunos tais percepções torna-se ao nosso ver indispensáveis, uma vez que, é necessario a compreensão de que dentro do próprio subdesenvolvimento existe uma hierárquia entre os países, consequência das peculiaridades existentes na formação histórica, política, bem como das possibilidades econômicas de cada páis. Para compreensão de tais conteudos procurei explorar recursos importantes como imagens e videos que contribuiram bastante para alcançar os resultados esperados. Como atividade avaliativa propus a construção de cartazes com imagens e frases representando as principais caracteristicas do subdesenvolvimento e solicitei que fosse apresentado em forma de seminario.
Ao longo de todas a aulas procurei elaborar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos mesmos; percebeu-se também o interesse cada vez maior, a interação com os assuntos abordados e a relação de amizade com o estagiário, explícitos nas palavras de apoio, nos elogios e o carinho demonstrado nesse período. As atividades dadas em sala de aula, as pesquisas encomendadas foram realizadas com êxito por parte dos discentes, criou-se ainda, um laço afetivo muito forte, fato que proporcionou o sucesso no processo de ensino-aprendizagem bem como o reconhecimento do trabalho, empenho e profissionalismo do estagiário..

Considerações Finais

Apesar de todos os problemas que envolvem o âmbito escolar, principalmente no que tange ao ensino publico, concluo este estágio e também essas breves observações com a expectativa positiva para a minha futura docência nas instituições de ensino. O estágio constitui para mim um momento importante para o aprendizado e para a reflexão da minha futura intervenção como professor. Concluo essa experiência ciente dos desafios, porém, esperançoso, pois acredito que com muito compromisso, ética e dedicação posso exercer uma prática pedagógica que venha a contribuir positivamente no processo de formação dos nossos alunos.

Um comentário:

  1. Marcos,

    Creio que ficaria melhor se apontar com maior evidencia a Unidade Escolar onde estagiou e o Regente. Valorize isso!!! Sei que deu o melhor de si!! Aproveito para dizer que são extensivos a você os comentários feitos para as postagens de Gilberto e Thiago. PARABENS!!!

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