Este blog tem como criadores Thiago Almeida, Marcos Lazaro e Gilberto Teles discentes do curso de Licenciatura plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB CAMPUS IV Jacobina - Ba.Apresenta como objetivos relatar e expor idéias a partir das experiências vividas ao longo da prática do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia I.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III
Thiago Santos Almeida
Local: Escola Estadual Frey José da Encarnação
Turno: Matutino
Série: 7º série A
Ensino Fundamental
Período: 2º Unidade
Prof. Orientador: Msc. Edvado Hiário dos Santos
Prof. Regente: Prof. Noêmia Carvalho
TEMA CENTRAL
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento no Continente Americano
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Bases históricas do Subdesenvolvimento;
  • Os espaços geográficos e o surgimento do subdesenvolvimento;
  • Comparação das bases da evolução econômica na América Anglo - Saxônica e na América Latina;
  • O quadro econômico atual e a herança histórica;
  • Posição geográfica e disposição do Continente Americano;
  • As várias Américas;
  • Traços comparativos entre a América do Norte e a América do Sul.

OBJETIVO GERAL

Contribuir para o enendimento do processo de ormação do Espaço geográfico do Continente americano a partir da prcepção de que o sentido dos arranjos e os valores sociais e culturais sociamente construidos surgem através da organização do espaço.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Idenificar a influência da colonização no processo de desenvolvimento e subdesenvolvimento dos espaços geográficos do Continente americano;
  • Compreender os motivos pelos quais os países da América Latina tiveram uma evolução econômica diferente dos países da América Anglo - Saxônica;
  • Perceber os diferentes critérios utilizados para regionalizar o Continente americano;
  • Analisar as semelhanças e disparidades existentes entre a América do Norte e a América do Sul.

IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR O CONTINENTE AMERICANO NO ÂMBITO ESCOLAR

É importante trabalhar o Continente americano na escola por ser um conteúdo que aborda um espaço onde os alunos estão inseridos e, por isso, torna-se importante e interessante no seu processo de aprendizagem.

O Fato de focalizarmos inicialmente nas civilizações que estabeleceram características e marcas que incluiam assentamentos permanentes ou urbanos, agricultura, arquitetura cívica e monumental e complexas hierarquias sociais, veio a ser uma forma de esclarecer aos alunos que antes da chegada dos europeus à América já havia civilizações com alto grau de desenvolvimento, e que essas mesmas civilizações foram ferozmente aniquiladas na maioria dos países do Continente americano.

Foi importante para os estudantes entender que a forma brutal de colonização, adotada pelos europeus contribuiu para tornar a sociedade atual dividida entre desevolvidos e subdesenvolvidos, pobres e ricos, e os deixou cientes da situação em que se encontra o Brasil no cenário econômico mundial.

Em suma, podemos dizer que o Continente americano sofre ainda as consequencias de ter sido colonizado de formas diferentes, o que contribuiu para que houvessem até hoje disparidades econômicas entre as "diferentes Américas" e que o Brasil faz parte de um espaço que foi desmedidamente explorado e, também por isso, completa o quadro dos países que não conseguem suprir as necessidades básicas de sua população.

PONTOS POSITIVOS

  • Receptividade de toda a equipe da escola;
  • Apoio dos professores;
  • Ajuda dos colegas;
  • Alunos participativos.

PONTOS NEGATIVOS

  • Nível de conhecimento dos alunos;
  • Falta de recursos na escola;
  • Frequência dos alunos.

Um comentário:

  1. Ola Thiago,

    A forma como vocês organizaram os textos e imagens no Blog Relatório está muito boa e rica. Boas ilustrações com fotos significativas.

    PARABENS

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