Este blog tem como criadores Thiago Almeida, Marcos Lazaro e Gilberto Teles discentes do curso de Licenciatura plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB CAMPUS IV Jacobina - Ba.Apresenta como objetivos relatar e expor idéias a partir das experiências vividas ao longo da prática do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia I.

sábado, 15 de agosto de 2009

Análise do Livro Didático

O livro didático analisado é direcionado a um público de 5º série do Ensino Fundamental. O titulo da obra é Trilhas da Geografia: A geografia no dia-a-dia, seus autores são João Carlos Moreira, Bacharel em Geografia e mestre em Geografia humana pela Universidade de São Paulo (USP), o outro autor do livro é Eustáquio de Sene, Bacharel e licenciado em Geografia, mestre em Geografia humana e doutorando em ensino de Geografia, todos pela USP.

Trilhas da Geografia foi editado em 2007, pela editora Scipione. Tem seu conteúdo dividido em nove capítulos, nesses, além do texto principal, que em todos apresentam linguagem coerente, adequada ao público alvo e não foram percebidos equívocos ou erros ortográficos. Todos os capítulos apresentam leitura complementar, como poesia e/ou musicas, além de trazerem também sugestões de livros, filmes e/ou paginas na internet para serem usados na complementação do entendimento do conteúdo estudado.

Além disso, podem ser visualizadas no livro diversas imagens, mapas e gráficos, que contribuirão bastante no aprendizado dos alunos e também auxiliam no trabalho do professor. O livro apresenta ainda durante a leitura e ao final de cada capítulo questões, atividades que contribuirão no êxito dos jovens estudantes na sequência de sua vida estudantil.

A partir da análise do livro didático, Trilhas da Geografia: A geografia no dia-a-dia, pode-se observar que o mesmo é um instrumento eficaz e necessário no processo de ensino-aprendizagem, porém, deve-se destacar que o professor não pode ficar refém do livro didático, o educador tem obrigação de apresentar a seus alunos sempre novos meios, que contribuirão para os seus estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário