Este blog tem como criadores Thiago Almeida, Marcos Lazaro e Gilberto Teles discentes do curso de Licenciatura plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB CAMPUS IV Jacobina - Ba.Apresenta como objetivos relatar e expor idéias a partir das experiências vividas ao longo da prática do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia I.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Análise do texto "Conhecimento do Espaço Escolar"

A partir da análise do texto “Conhecimento do espaço escolar”, dos autores Elizabeth Sato e Silvia Fornel, fica bem evidente a necessidade e importância de se perceber dois aspectos fundamentais no que se refere à melhoria da qualidade desses ambientes, principalmente das instituições públicas onde os recursos são quase sempre mais escassos.
Primeiro é necessário que a instituição perceba o plano escolar como instrumento com o qual vai ser possível desenvolver com competência a proposta educacional da escola, nesse sentido a os autores escrevem que
Para tornar o plano escolar eficaz, é preciso ter um conhecimento prévio da condição socioeconômica e cultural da comunidade onde a escola está inserida (...) priorizando ações eficientes para a melhoria do desempenho dos alunos no processo de ensino e aprendizagem”. (Sato, Fornel. 2007)
Dentro desse plano deve-se inserir uma palavra chave, “organização”, imprescindível em qualquer área de atuação, na dinâmica do espaço escolar torna-se fundamental quando realmente se tem o objetivo em foco que é a formação de cidadãos críticos e atuantes no meio em que estão inseridos. Os autores exemplificam destacando os mapas como recursos didáticos imprescindíveis às aulas de geografia, e que, se houver um trabalho de identificação, classificação e armazenamento em local adequado, certamente facilitaria o acesso dos professores a tal material, facilitando e tornando melhor o processo de ensino/aprendizagem.
Outro aspecto refere-se à necessidade de estimular a percepção do aluno acerca do espaço escolar, como também inseri-lo nas discussões e problemas que permeiam aquele ambiente. Sendo a escola repleta de diferentes espaços de convivência, pode ser posto aos alunos que investiguem esse espaço de sua vivencia, construindo conceitos geográficos.
Concluindo, vamos usar uma citação retirada do texto em análise que resume bem a idéia dos autores:
“Um trabalho que faz o aluno perceber-se sujeito do espaço é significativo para o desenvolvimento do cidadão”.

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