Este blog tem como criadores Thiago Almeida, Marcos Lazaro e Gilberto Teles discentes do curso de Licenciatura plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB CAMPUS IV Jacobina - Ba.Apresenta como objetivos relatar e expor idéias a partir das experiências vividas ao longo da prática do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia I.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Gilberto de Araújo Teles Junior
CAMPO DE ESTÁGIO
O estágio Supervisionado em Geografia III foi realizado no Colégio Gilberto Dias de Miranda (COMUJA), situado na Rua Antônio Vieira de Mesquita, s/n, Félix tomaz, Jacobina - BA. Sob a orientação e supervisão do Prof. Msc. Edivaldo Hilário dos Santos e regência da Professora Solange Pereira.
O mesmo procedeu com a turma de 5 série do ensino Fundamental no período de 26 de Maio de 2010 a 21 de Julho do mesmo ano.
APRESENTAÇÃO
No dia 26 de Março de 2010, iniciamos o que poderíamos chamar de momento mais marcante do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia, nos posicionando assim na "linha de frente", assumindo de forma efetiva a regencia em sala de aula durante a unidade letiva escolar, mais precisamente a 2 Unidade.
Foi uma experiencia enriquecedora, um momento de muitas angustias, preocupações e inquietações, é verdade, mas enriquecedora.
Tais angustias e preocupações provocadas pelo medo do novo perduraram tão somente até o primeiro contato mais profundo com a turma, com a Professora Regente e com o corpo docente da escola.
Queremos ressaltar que a troca de experiência com os colegas durante as reuniões na universidade e o apoio dado pelo Professor orientador foram fundamentais para o bom andamento dos trabalhos e para o sucesso alcançado ao fim do período de regência
naquela escola.
CONTEÚDOS TRABALHADOS
No dia 26 de Maio de 2010 iniciamos nossas atividades com o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e também estabelecemos regras a serem observadas no transcorrer da unidade, copiamos no quadro alguns ítens que seriam desenvolvidos no decorrer da unidade e indagamos os seus conceitos e os seus porquês. Também fizemos dinâmica afim de criar um ambiente agradável e um primeiro contato amistoso entre o professor estagiário e os alunos.
No segundo encontro trabalhamos os ambientes marinhos e terrestres, nossos objetivos:
  • Compreender a importância dos ambientes marinhos e terrestres para a manutenção da vida no planeta;
  • Analisar a riqueza de sua biodiversidade;
  • Entendê-los como substrato da vida humana, bem como a importância de sua preservação

No terceiro encontro trabalhamos o Espaço Geográfico, os ambientes da cidade e as Cidades-Estados da Grécia e Roma e as cidades medievais, objetivando:

  • Compeender o processo de formação da cidades e sua estrutura;
  • Fazer um levantamento histórico das principais cidades da antiguidade, bem como suas influências para a configuração das cidades atuais.

No quarto encontros, trabalhamos as cidades atuais, problemas ambientais urbanos e o planejamento urbano. Os nossos objetivos:

  • Compreender a configuração das cidades atuais e seus principais problemas, sobretudo os ambientais urbanos;
  • Compreender a importância do planejamento urbano para uma melhor qualidade de vida dos moradores.

Nos demais encontros, trabalhamos os sistemas agrícolas tradicionais e a agricultura industrializada. Nossos objetivos:

  • Conhecer as inúmeras técnicas de preparação e cultivo do solo, desde as mais modernas as mais tradicionais;
  • Compreender a sua importância no processo de produção de alimentos e os impactos sócio-ambientais que provocam;
  • Apontar possíveis soluções para minimizar os impactos (negativos) para o meio ambiente sem comprometer a produção e a oferta de alimentos para os seres humanos.

Para alcançar os nossos objetivos, nos utilizamos de mecanismos como: quadro, giz, livro didático, aula expositiva dialógica, leitura de imagens e vídeos, aulas de campo, leitura e interpretação de texto, confecção de painéis, entre outros.

CONCLUSÃO

Passamos por esse estágio com a sensação de dever cumprido, muito embora sabemos que melhores resultados poderiam ter sido alcançados caso houvesse mais tempo para desenvolver todas as atividades propostas em nosso programa, tanto esse que foi comprometido pela paralização dos professores da rede municipal de ensino um pouco antes do início de nossa prática docente.

Temos a consciencia de que o melhor que poderíamos fazer foi feito. O brilho de nosso trabalho não foi de forma nenhuma apagado, os conteúdos elencados em nosso plano de trabalho foram majoritariamente trabalhados. Os objetivos traçados em nosso plano de curso também foram satisfatoriamente alcançados.

Um comentário:

  1. Caro Gilberto,

    Parabenizo pelo Blog Relatório de Estagio!!

    Bem formatado, objetivo e com as informações pertinentes.

    ResponderExcluir