- Bases históricas do Subdesenvolvimento;
- Os espaços geográficos e o surgimento do subdesenvolvimento;
- Comparação das bases da evolução econômica na América Anglo - Saxônica e na América Latina;
- O quadro econômico atual e a herança histórica;
- Posição geográfica e disposição do Continente Americano;
- As várias Américas;
- Traços comparativos entre a América do Norte e a América do Sul.
OBJETIVO GERAL
Contribuir para o enendimento do processo de ormação do Espaço geográfico do Continente americano a partir da prcepção de que o sentido dos arranjos e os valores sociais e culturais sociamente construidos surgem através da organização do espaço.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Idenificar a influência da colonização no processo de desenvolvimento e subdesenvolvimento dos espaços geográficos do Continente americano;
- Compreender os motivos pelos quais os países da América Latina tiveram uma evolução econômica diferente dos países da América Anglo - Saxônica;
- Perceber os diferentes critérios utilizados para regionalizar o Continente americano;
- Analisar as semelhanças e disparidades existentes entre a América do Norte e a América do Sul.
IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR O CONTINENTE AMERICANO NO ÂMBITO ESCOLAR
É importante trabalhar o Continente americano na escola por ser um conteúdo que aborda um espaço onde os alunos estão inseridos e, por isso, torna-se importante e interessante no seu processo de aprendizagem.
O Fato de focalizarmos inicialmente nas civilizações que estabeleceram características e marcas que incluiam assentamentos permanentes ou urbanos, agricultura, arquitetura cívica e monumental e complexas hierarquias sociais, veio a ser uma forma de esclarecer aos alunos que antes da chegada dos europeus à América já havia civilizações com alto grau de desenvolvimento, e que essas mesmas civilizações foram ferozmente aniquiladas na maioria dos países do Continente americano.
Foi importante para os estudantes entender que a forma brutal de colonização, adotada pelos europeus contribuiu para tornar a sociedade atual dividida entre desevolvidos e subdesenvolvidos, pobres e ricos, e os deixou cientes da situação em que se encontra o Brasil no cenário econômico mundial.
Em suma, podemos dizer que o Continente americano sofre ainda as consequencias de ter sido colonizado de formas diferentes, o que contribuiu para que houvessem até hoje disparidades econômicas entre as "diferentes Américas" e que o Brasil faz parte de um espaço que foi desmedidamente explorado e, também por isso, completa o quadro dos países que não conseguem suprir as necessidades básicas de sua população.
PONTOS POSITIVOS
- Receptividade de toda a equipe da escola;
- Apoio dos professores;
- Ajuda dos colegas;
- Alunos participativos.
PONTOS NEGATIVOS
- Nível de conhecimento dos alunos;
- Falta de recursos na escola;
- Frequência dos alunos.
Ola Thiago,
ResponderExcluirA forma como vocês organizaram os textos e imagens no Blog Relatório está muito boa e rica. Boas ilustrações com fotos significativas.
PARABENS