Este blog tem como criadores Thiago Almeida, Marcos Lazaro e Gilberto Teles discentes do curso de Licenciatura plena em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB CAMPUS IV Jacobina - Ba.Apresenta como objetivos relatar e expor idéias a partir das experiências vividas ao longo da prática do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia I.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Gilberto de Araújo Teles Junior
CAMPO DE ESTÁGIO
O estágio Supervisionado em Geografia III foi realizado no Colégio Gilberto Dias de Miranda (COMUJA), situado na Rua Antônio Vieira de Mesquita, s/n, Félix tomaz, Jacobina - BA. Sob a orientação e supervisão do Prof. Msc. Edivaldo Hilário dos Santos e regência da Professora Solange Pereira.
O mesmo procedeu com a turma de 5 série do ensino Fundamental no período de 26 de Maio de 2010 a 21 de Julho do mesmo ano.
APRESENTAÇÃO
No dia 26 de Março de 2010, iniciamos o que poderíamos chamar de momento mais marcante do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia, nos posicionando assim na "linha de frente", assumindo de forma efetiva a regencia em sala de aula durante a unidade letiva escolar, mais precisamente a 2 Unidade.
Foi uma experiencia enriquecedora, um momento de muitas angustias, preocupações e inquietações, é verdade, mas enriquecedora.
Tais angustias e preocupações provocadas pelo medo do novo perduraram tão somente até o primeiro contato mais profundo com a turma, com a Professora Regente e com o corpo docente da escola.
Queremos ressaltar que a troca de experiência com os colegas durante as reuniões na universidade e o apoio dado pelo Professor orientador foram fundamentais para o bom andamento dos trabalhos e para o sucesso alcançado ao fim do período de regência
naquela escola.
CONTEÚDOS TRABALHADOS
No dia 26 de Maio de 2010 iniciamos nossas atividades com o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e também estabelecemos regras a serem observadas no transcorrer da unidade, copiamos no quadro alguns ítens que seriam desenvolvidos no decorrer da unidade e indagamos os seus conceitos e os seus porquês. Também fizemos dinâmica afim de criar um ambiente agradável e um primeiro contato amistoso entre o professor estagiário e os alunos.
No segundo encontro trabalhamos os ambientes marinhos e terrestres, nossos objetivos:
  • Compreender a importância dos ambientes marinhos e terrestres para a manutenção da vida no planeta;
  • Analisar a riqueza de sua biodiversidade;
  • Entendê-los como substrato da vida humana, bem como a importância de sua preservação

No terceiro encontro trabalhamos o Espaço Geográfico, os ambientes da cidade e as Cidades-Estados da Grécia e Roma e as cidades medievais, objetivando:

  • Compeender o processo de formação da cidades e sua estrutura;
  • Fazer um levantamento histórico das principais cidades da antiguidade, bem como suas influências para a configuração das cidades atuais.

No quarto encontros, trabalhamos as cidades atuais, problemas ambientais urbanos e o planejamento urbano. Os nossos objetivos:

  • Compreender a configuração das cidades atuais e seus principais problemas, sobretudo os ambientais urbanos;
  • Compreender a importância do planejamento urbano para uma melhor qualidade de vida dos moradores.

Nos demais encontros, trabalhamos os sistemas agrícolas tradicionais e a agricultura industrializada. Nossos objetivos:

  • Conhecer as inúmeras técnicas de preparação e cultivo do solo, desde as mais modernas as mais tradicionais;
  • Compreender a sua importância no processo de produção de alimentos e os impactos sócio-ambientais que provocam;
  • Apontar possíveis soluções para minimizar os impactos (negativos) para o meio ambiente sem comprometer a produção e a oferta de alimentos para os seres humanos.

Para alcançar os nossos objetivos, nos utilizamos de mecanismos como: quadro, giz, livro didático, aula expositiva dialógica, leitura de imagens e vídeos, aulas de campo, leitura e interpretação de texto, confecção de painéis, entre outros.

CONCLUSÃO

Passamos por esse estágio com a sensação de dever cumprido, muito embora sabemos que melhores resultados poderiam ter sido alcançados caso houvesse mais tempo para desenvolver todas as atividades propostas em nosso programa, tanto esse que foi comprometido pela paralização dos professores da rede municipal de ensino um pouco antes do início de nossa prática docente.

Temos a consciencia de que o melhor que poderíamos fazer foi feito. O brilho de nosso trabalho não foi de forma nenhuma apagado, os conteúdos elencados em nosso plano de trabalho foram majoritariamente trabalhados. Os objetivos traçados em nosso plano de curso também foram satisfatoriamente alcançados.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

RELATÓRIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III
Thiago Santos Almeida
Local: Escola Estadual Frey José da Encarnação
Turno: Matutino
Série: 7º série A
Ensino Fundamental
Período: 2º Unidade
Prof. Orientador: Msc. Edvado Hiário dos Santos
Prof. Regente: Prof. Noêmia Carvalho
TEMA CENTRAL
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento no Continente Americano
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
  • Bases históricas do Subdesenvolvimento;
  • Os espaços geográficos e o surgimento do subdesenvolvimento;
  • Comparação das bases da evolução econômica na América Anglo - Saxônica e na América Latina;
  • O quadro econômico atual e a herança histórica;
  • Posição geográfica e disposição do Continente Americano;
  • As várias Américas;
  • Traços comparativos entre a América do Norte e a América do Sul.

OBJETIVO GERAL

Contribuir para o enendimento do processo de ormação do Espaço geográfico do Continente americano a partir da prcepção de que o sentido dos arranjos e os valores sociais e culturais sociamente construidos surgem através da organização do espaço.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Idenificar a influência da colonização no processo de desenvolvimento e subdesenvolvimento dos espaços geográficos do Continente americano;
  • Compreender os motivos pelos quais os países da América Latina tiveram uma evolução econômica diferente dos países da América Anglo - Saxônica;
  • Perceber os diferentes critérios utilizados para regionalizar o Continente americano;
  • Analisar as semelhanças e disparidades existentes entre a América do Norte e a América do Sul.

IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR O CONTINENTE AMERICANO NO ÂMBITO ESCOLAR

É importante trabalhar o Continente americano na escola por ser um conteúdo que aborda um espaço onde os alunos estão inseridos e, por isso, torna-se importante e interessante no seu processo de aprendizagem.

O Fato de focalizarmos inicialmente nas civilizações que estabeleceram características e marcas que incluiam assentamentos permanentes ou urbanos, agricultura, arquitetura cívica e monumental e complexas hierarquias sociais, veio a ser uma forma de esclarecer aos alunos que antes da chegada dos europeus à América já havia civilizações com alto grau de desenvolvimento, e que essas mesmas civilizações foram ferozmente aniquiladas na maioria dos países do Continente americano.

Foi importante para os estudantes entender que a forma brutal de colonização, adotada pelos europeus contribuiu para tornar a sociedade atual dividida entre desevolvidos e subdesenvolvidos, pobres e ricos, e os deixou cientes da situação em que se encontra o Brasil no cenário econômico mundial.

Em suma, podemos dizer que o Continente americano sofre ainda as consequencias de ter sido colonizado de formas diferentes, o que contribuiu para que houvessem até hoje disparidades econômicas entre as "diferentes Américas" e que o Brasil faz parte de um espaço que foi desmedidamente explorado e, também por isso, completa o quadro dos países que não conseguem suprir as necessidades básicas de sua população.

PONTOS POSITIVOS

  • Receptividade de toda a equipe da escola;
  • Apoio dos professores;
  • Ajuda dos colegas;
  • Alunos participativos.

PONTOS NEGATIVOS

  • Nível de conhecimento dos alunos;
  • Falta de recursos na escola;
  • Frequência dos alunos.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
Marcos Lazaro Souza

Apresentação

Este Relatório versa sobre as minhas atividades de estágio realizadas no colégio Estadual Frei José da Encarnação ocorrida no período de 11 de maio a 17 de julho de 2010, constituindo as atividades concedentes á disciplina Estágio Supervisionado III, sob orientação do professor Edvaldo Hilário, da Universidade do Estado da Bahia - Campos IV – Jacobina.
O Estagio regencial teve como publico alvo a turma de sétima série do ensino fundamental, turma C, turno matutino, com o objetivo principal observar e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confronta-las com a prática pedagógica propriamente dita, buscando firmar uma prática que seja significativa.
Adjacente aos conteúdos propostos pela professora Regente, Noemia Carvalho, elucidamos em nossa prática de estágio a temática central “Continente Americano” Desenvolvimento e Subdesenvolvimento

Relatório das aulas

O primeiro encontro realizado no dia 11 de maio, procurei a principio descontrair a turma promovendo uma dinâmica de apresentação denominada “Apresentando o Colega”. O resultado foi bastante positivo, haja visto que, o intuto de superar obstaculos como desconfiança, receptividade foram alcançados. Outro aspecto trabalhado nesse primeiro encontro se refere à percepção dos alunos acerca da Geografia. Percebi que a maioria tinham afinidade com a disciplina, no entanto, vislumbravam exclusivamente uma Geografia que estudava os aspectos físicos do planeta terra. Nesse sentido, procurei demonstrar que a geografia além de estudar os aspestos físicos, tem como foco principal enterder a relação sociedade-naturaza, perceber que/e como os homens modificam os espaços que habitam conforme as relaçoes que estabelecem entre si. Encerei o primeiro encontro apresentando aos alunos os conteudos que seriam trabalhados na II unidade.
Nos encontros realizados nos dias 12 e 13, iniciei as atividades com a turma discutindo os conteudos “Povos Pré-colombianos e Invação Europeia”. Procurei a principio perceber o conhecimento prévio dos mesmos acerca dessa tematica. Com a percepção de que não tinham muito esclerecimento acerca desses conteudos, procurei elucidar para os alunos a ligação entre esses acontecimentos e a grande disparidade existente hoje no continente americano. As discussões foram surgindo podendo ser descritas como bastante produtivas e enriquecedoras, uma vez que a participação e comentários foram constantes.
Nos encontros realizados na semana seguinte, percebi logo que o interesse e a interação estavam bastante intensos. Os alunos se ofereciam para ajudar a buscar livros e outros matérias que fossem ou seriam utilizados na aula, além da participação cada vez mais calorosa por parte dos mesmos. Com o intuito de melhor compreender os conteúdos relacionados aos povos pré-colombianos, levei para sala de aula varias revistas e livros com figuras relacionadas ao tema, onde propus à turma a elaboração de uma atividade em grupo. Cada grupo ficou responsável por destacar aspectos culturais de uma civilização pré-colombiana. O resultado foi bastante positivo, haja visto, que os trabalhos em sua grande maioria atenderam a demanda solicitada.
Nos encontros realizados entre os dias 25 e 27, o tema abordado foi “América latina e a América Anglo-saxônica”. Com o intuito de situá-los acerca da localização regional entre essas duas Américas, trabalhamos os aspectos culturais destacando a questão lingüística, bem como aspectos históricos e socioeconômicos, como processo de colonização. Por se tratar de uma turma de sétima série do ensino fundamental, procurei adotar uma metodologia adequada ao grau de compreensão dos alunos, levando charges e imagens que ofereceram suporte para o entendimento dos conteúdos trabalhados. Ao realizar uma atividade em sala de aula intitulada “Dinâmica do Autódromo”, pude constatar que os alunos tinham absorvido bem os conteúdos, pois obtiveram bons resultados.
Nas aulas que se sucederam após o recesso dos festejos juninos, realizadas entre os dias 06 e 08 de julho, abordamos os temas “ Fatores Externos e Internos do Subdesenvolvimento”. Nesse sentido procurei elucidar que o continente americano é marcado pela destinção entre duas grandes realidades, a América Anglo-Saxônica e a America latina e que tal disparidade deve ser entendida não como uma mera fatalidade, e sim como resultado de um processo histórico-geográfico, resultante das relações estabelecidas entre os países e suas classes sociais ao longo da história. Outro aspecto que procurei tratar com muita enfase se refere a generalização de conceitos como subdesenvolvimento, ou seja, a otíca que acaba por incluir sob a mesma classificação países com graus diferenciados de subdesenvolvimento, considerando todos os países subdesenvolvidos iguais quanto ao grau de desenvolvimento econômico e social. Desenvolver nos alunos tais percepções torna-se ao nosso ver indispensáveis, uma vez que, é necessario a compreensão de que dentro do próprio subdesenvolvimento existe uma hierárquia entre os países, consequência das peculiaridades existentes na formação histórica, política, bem como das possibilidades econômicas de cada páis. Para compreensão de tais conteudos procurei explorar recursos importantes como imagens e videos que contribuiram bastante para alcançar os resultados esperados. Como atividade avaliativa propus a construção de cartazes com imagens e frases representando as principais caracteristicas do subdesenvolvimento e solicitei que fosse apresentado em forma de seminario.
Ao longo de todas a aulas procurei elaborar aulas diferenciadas que despertassem a curiosidade e atenção dos mesmos; percebeu-se também o interesse cada vez maior, a interação com os assuntos abordados e a relação de amizade com o estagiário, explícitos nas palavras de apoio, nos elogios e o carinho demonstrado nesse período. As atividades dadas em sala de aula, as pesquisas encomendadas foram realizadas com êxito por parte dos discentes, criou-se ainda, um laço afetivo muito forte, fato que proporcionou o sucesso no processo de ensino-aprendizagem bem como o reconhecimento do trabalho, empenho e profissionalismo do estagiário..

Considerações Finais

Apesar de todos os problemas que envolvem o âmbito escolar, principalmente no que tange ao ensino publico, concluo este estágio e também essas breves observações com a expectativa positiva para a minha futura docência nas instituições de ensino. O estágio constitui para mim um momento importante para o aprendizado e para a reflexão da minha futura intervenção como professor. Concluo essa experiência ciente dos desafios, porém, esperançoso, pois acredito que com muito compromisso, ética e dedicação posso exercer uma prática pedagógica que venha a contribuir positivamente no processo de formação dos nossos alunos.